Home » Notícias » EPE: consumo de energia cresce 3,7% em julho ante 2010

EPE: consumo de energia cresce 3,7% em julho ante 2010

 

O consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 3,7% em julho sobre o mesmo período do ano passado, para 35.069 gigawatts-hora (GWh), refletindo um forte aumento das demandas residencial e comercial, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgados nesta sexta-feira.

Já o consumo da classe industrial se manteve praticamente estável em julho na comparação anual, com ligeira alta de 0,3%, para 15.352 GWh, sendo que as regiões Nordeste, Sudeste e Sul apresentaram retração da demanda devido à desaceleração da atividade industrial. A classe industrial representa cerca de 43% do consumo total de energia no Brasil.

Segundo a EPE, com a persistência do cenário adverso das economias no exterior e crescimento mais modesto da produção física dos segmentos exportadores, "é possível inferir que, no futuro próximo, a magnitude do consumo industrial de energia elétrica estará em grande parte associada ao desempenho do comércio internacional".

Por outro lado, os segmentos residencial e comercial registraram crescimentos de 7,9% e de 8,3% em julho sobre igual mês de 2010, respectivamente. Na classe residencial, o destaque fica para as regiões Sudeste e Sul, que registraram aumentos de 9,1% e de 8,7% no consumo. Já na classe comercial, o consumo de energia cresceu 12,4% no Centro-Oeste, e 9,4% no Norte.

Fonte: http://www.terra.com.br