Home » Notícias » Escola Corporativa destaca a “percepção de risco” e os “Indicadores de Segurança”

Escola Corporativa destaca a “percepção de risco” e os “Indicadores de Segurança”

 

Na Escola Corporativa do dia 7 de agosto, o Técnico em Segurança do Trabalho, Marcelo Padilha, destacou o tema “percepção de risco”, que é a capacidade da pessoa em reconhecer as situações ou condições que a expõem a riscos no ambiente de trabalho, bem como identificar a frequência na qual ela está exposta ao perigo determinado pelo risco e quantificar a intensidade dessa exposição.

Acrescentou ainda que para evitar o perigo, necessitamos pensar antes de agir, analisar e tomar as medidas necessárias para diminuir os riscos e evitar acidentes. Porém, existem algumas atitudes que são inimigas da percepção dos riscos e que devem ser evitadas na busca pelo “zero acidente”: achar que a rotina é sempre igual, achar que isso “nunca” vai acontecer comigo, apostar nas possibilidades, deixar de utilizar as ferramentas de segurança, trabalhar com pressa e descuidar dos pequenos detalhes.

Já na Escola Corporativa do dia 14 de agosto, o Coordenador de Segurança, Clairton Briske e o Técnico em Segurança do Trabalho, Marcelo Padilha, apresentaram aos colaboradores o desempenho dos indicadores de segurança. Os participantes foram alertados sobre os procedimentos de segurança e o comportamento seguro, além de conhecer o próprio comportamento e as ações que serão feitas para melhorar os índices.