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Monpar é ISO 9001

 

Após vários meses de intenso trabalho e melhorias na gestão da empresa, a notícia mais esperada chegou: A Monpar foi recomendada na ISO 9001:2008 no escopo de Construção e Manutenção de Redes de Subtransmissão e Distribuição de Energia Elétrica. O resultado foi anunciado na última sexta-feira, dia 13 de março, no auditório da sede da empresa, pelo Auditor Líder e Engenheiro Eletricista, Holmer Almeida Brazeiro Filho, da DNV GL. O auditor também elogiou o fato da Monpar buscar por iniciativa própria a certificação, o que segundo ele, é muito raro acontecer.

Foram sinalizadas algumas observações e oportunidades de melhorias. Segundo Holmer Brazeiro, a DNV deverá emitir o certificado no período máximo de 30 dias. Anualmente serão necessárias auditorias para monitoramento do processo. A próxima será realizada em 2016.

Para o coordenador do SGQ, Vinícius Parnoff, “o sucesso do processo de certificação da empresa demonstra que importantes avanços foram alcançados nos últimos meses e que seu sistema de gestão está em conformidade com a norma, sendo a participação e empenho de todos fundamentais para esse objetivo ter sido atingido”.

De acordo com o diretor administrativo/financeiro da empresa, Valmir Parnoff, a conquista é de todos os colaboradores que ao longo do tempo se dedicaram nos processos. “A certificação na ISO 9001 nos coloca num novo patamar de gestão de qualidade. É um processo contínuo de melhorias. Parabéns a todos os envolvidos”.


ABNT NBR ISO 9001:2008

É uma norma baseada em padrões internacionais que especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicáveis, tendo como objetivo aumentar a satisfação do cliente.

Uma organização deve seguir alguns passos e atender a alguns requisitos para ser certificada. Dentre esses podemos citar:


•Padronização de todos os processos-chave da organização, processos que afetam o produto e consequentemente o cliente;


•Monitoramento e medição dos processos de fabricação para assegurar a qualidade do produto/serviço, através de indicadores de performance e desvios;


•Implementar e manter os registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade do processo;


•Inspeção de qualidade e meios apropriados de ações corretivas quando necessário; 


•Revisão sistemática dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficácia.