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Escola Corporativa Aborda o Assunto Qualidade

A busca por certificação da qualidade é uma meta da empresa

 

AULA 11 Qualidade
A Qualidade pode ter conceitos diferentes e percepções diferentes, que variam de acordo com expectativas e necessidade. Em todo trabalho que nos é solicitado, a pessoa que solicitou já definiu (ao menos mentalmente) seu padrão de qualidade.
A gestão da qualidade passa por todas as áreas e etapas da empresa. Vai desde a forma como a empresa é gerida, a seleção de mão-de-obra qualificada, da aquisição de boa matéria-prima, da produção, passando pela venda e pelo atendimento pós-venda.
A sigla ISO significa International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Normalização. Ela é uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países, sua função é promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. No Brasil, o órgão que representa a ISO chama-se ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) A ISO 9000 é um modelo de padronização. O selo que as empresas recebem se iniciam a partir da ISO 9001 em diante.
A mudança de paradigma, voltada para a busca da excelência via qualidade total, trouxe consigo uma das posturas decisivas para o novo século: a busca pela melhoria contínua.
Qualidade está na habilidade que desenvolvemos em realizar e reconhecer diariamente as pequenas melhorias nos processos e produtos. Vale a máxima japonesa: “Hoje, melhor do que ontem e amanhã, melhor do que hoje!”.
Em todos os programas de qualidade, está presente a Análise de Melhoria de Processos. As empresas fazem um diagnóstico de todos os seus processos com o objetivo de aperfeiçoá-los. Assim, buscam evitar perdas e retrabalhos ocasionados por possíveis falhas.
O ponto mais importante nesta busca pela qualidade reside no homem – as pessoas fazem as empresas. Elas sentem, pensam e transformam pensamentos e sentimentos em ação. Qualidade não se consegue sem mudanças, e as mudanças são implementadas a partir da ação das pessoas. Dependendo da sua vontade, o homem promove ou bloqueia as mudanças, portanto, as falhas presentes nos processos também estão presentes em cada pessoa.
Hoje em dia é impossível identificar em um processo de melhoria sem a real utilização de treinamento, pois quase não se compreende um processo sem colaboradores qualificados, para isso use temas chave e desenvolva este treinamento de forma mais prática o possível, pois desta forma, a compreensão se dá com maior clareza.
A qualidade é percebida em tudo que fazemos. A ausência da qualidade também é percebida, pois sempre que compramos algo que não atingiu a necessidade ou expectativa, nos sentimos enganados ou prejudicados. Nas roupas que vestimos, na alimentação, no dia-a-dia, e também no trabalho.
concluiu Clairton Briske, Coordenador da Escola Corporativa Monpar.