Home » Notícias » Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro

Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro

 

O Dia Nacional do Trânsito está inserido na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro e tem como objetivo estabelecer uma campanha intensificada de conscientização das pessoas sobre o seu comportamento utilizando veículos ou agindo como pedestres. É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar.


O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).


No Brasil, as estatísticas referentes aos acidentes de trânsito são alarmantes. A maioria desses acidentes está relacionada com infrações cometidas pelos motoristas e até pelos pedestres, dentre as quais, destacam-se: uso do celular com o veículo em movimento; dirigir alcoolizado; excesso de velocidade; a não utilização correta da sinalização do carro (seta, luz de alerta, faróis, etc.); a não tomada de distância segura em relação ao veículo da frente (algo comum nas rodovias); falta de manutenção técnica do veículo (motor, combustível, óleo, freios, pneus e demais equipamentos e acessórios do carro); a não utilização do cinto de segurança e outros itens de segurança; o desrespeito ou o desconhecimento da sinalização do trânsito e o desrespeito ou o desconhecimento das leis de trânsito.


Ao longo dos últimos anos, o trânsito conheceu um aumento em seu número total de acidentes que colocou o Brasil em quarto lugar no ranking de maior número de mortes em acidentes de trânsito por ano, atrás somente de China, Índia e Nigéria. Em 2010, esse número foi de 42.844 óbitos, perfazendo um total de 22 mortes para cada 100 mil habitantes. Já em 2014, o número pulou para 48.349, segundo estimativas elaboradas pelo Instituto Avante Brasil.